O C20-2024 no Brasil e a participação do GPF Brasil.
Sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o G20 será realizado no Brasil em 2024, com o processo mais uma vez dividido em três eixos ou trilhas de discussão: Eixo Sherpa, Eixo Financeiro e Grupos de Engajamento. Enquanto os dois primeiros são coordenados pelo país anfitrião, os Grupos de Engajamento têm um mecanismo de coordenação distinto. Cada um deles é organizado em subgrupos (temáticos ou baseados na população), conhecidos como Grupos de Trabalho (GT) ou Forças-Tarefa (FT).
O Civil20 (C20) tornou-se um Grupo de Engajamento oficial do G20 em 2013. Desde então, o grupo tem crescido a cada ano, garantindo que os líderes mundiais ouçam as recomendações e demandas da sociedade civil organizada, buscando proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento social e econômico, os direitos humanos e o princípio de não deixar ninguém para trás. Como parte do processo do G20, o C20 desempenha vários papéis, incluindo, mas não se limitando a, fornecer expertise, responsabilizar os governos por seus compromissos, buscar resultados positivos para a sociedade como um todo e lutar por meios financeiros eficazes e alocação de recursos para alcançar esses resultados.
Os Grupos de Trabalho (GT) do C20 são espaços temáticos onde organizações da sociedade civil de todo o mundo se reúnem pessoalmente e/ou online, para discutir e produzir documentos de políticas com o objetivo de fornecer recomendações concretas e propostas de políticas direcionadas ao G20.
As atividades serão iniciadas pela primeira reunião presencial, a Reunião de Início, que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de março, em Recife/PE, e participando da Reunião de Boas-Vindas online para organizações co-facilitadoras em 12/03/2024. Além disso, o GPF Brasil, como membro do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), participará do Youth20 (Y20) – O grupo oficial de engajamento juvenil do Grupo dos Vinte (G20) na Reunião de Lançamento da Y20 em Brasília, em 20/03/2024.
Com o C20-2024, o GPF Brasil será coanfitrião do grupo de trabalho (GT) Educação e Cultura nº 6. Para o C20-2024, existem 10 sessões coordenadas, cada uma por 2 a 3 organizações coanfitriãs selecionadas por um grupo inicial de 2100 organizações registradas.