fbpx

Conhecendo o espaço geográfico que habito – município de Guapó

by | Jul 19, 2023 | Projetos

O projeto “Conhecendo o espaço geográfico que habito – município de Guapó” é uma ação de pesquisa e extensão executada pelo Instituto de Estudos Socioambientais e pela Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Este projeto pretende popularizar o conhecimento geográfico local para a comunidade escolar. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: elaborar um livro com linguagem compatível com a comunidade escolar; formar e treinar multiplicadores do conhecimento local; promover interações didático-pedagógicas e de pesquisa entre a universidade e a comunidade escolar.

Terça-feira dia 27 de junho de 2023 foi realizado o evento de lançamento oficial do projeto “Conhecendo o espaço geográfico que habito – Município de Guapó (GO). A data foi escolhida para fecharmos o mês em que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente, pensando a ocupação consciente do espaço geográfico de modo a perceber os elementos ambientais que compõem esse espaço e assim prevenir impactos ambientais.


O lançamento foi composto por uma visita técnica e uma mesa formal com os evolvidos no projeto. Participaram da visita técnica estudantes e professores da Escola Estadual Valdivino Serafim do município de Guapó. Esses representantes da comunidade escolar estiveram no Campus Samambaia da UFG e fizeram uma visita guiada à Biblioteca Central, onde também puderam contemplar a exposição artística e científica “Matizes da terra: o solo sob nossos pés”.


Em seguida foi realizada uma visita a Faculdade de Artes Visuais (FAV), onde também realizaram oficina com tinta de solo.
Na sequência, os visitantes foram até ao Instituto de Estudos Socioambientais onde puderam assistir à simulação de utilização de drones e fizeram visitas pelos laboratórios do instituto.

Ao final, todos se reuniram no auditório para prestigiarem o lançamento do projeto. Compuseram a mesa do cerimonial de lançamento a vice-diretora do IESA Ana Paula Oliveira; a coordenadora do projeto Andrelisa Jesus; a vice-coordenadora do projeto e representante, na ocasião, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) Kátia Kopp; Massimo Trombin, Chefe Executivo da Global Peace Foundation – Brasil, instituição financiadora do projeto; Franklin Rodrigues Guimarães Diretor da Escola Estadual Valdivino Serafim e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guapó. O roteiro da ação de lançamento foi selado com um almoço no Restaurante Universitário.


Ficamos felizes em saber que nosso projeto tenha sido uma porta de entrada da comunidade de Guapó à Universidade Federal de Goiás. A UFG é para todos e nosso projeto de pesquisa e extensão está trabalhando para gerar bons frutos para comunidade.

TEXTO: Andrelisa Jesus.

Shares