Para o Empreendedorismo Juvenil
O projeto visa o empoderamento e fortalecimento do indivíduo, tanto pessoal como profissional através do empreendorismo. Assim, conscientizá-los do seu potencial empreendedor, mostrando-os capazes de atingir os objetivos a que aspiram.
O projeto é uma conquista da Agência de Desenvolvimento Social Besouro, em parceria com a Global Peace Foundation Brasil.


O Instituto Global da Paz/GPF Brasil é membro do ECOSOC e OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) reconhecido pelo Governo Federal do Brasil. A abordagem única da Global Peace Foundation (GPF) para a construção da paz inclui três aspectos essenciais: liderança inter-religiosa, capacitação de famílias e jovens, e a construção de uma cultura de serviço. Estamos ativos no país desde 2011, atuando em várias áreas. Em parceria com o Instituto BESOURO e através da nossa cooperação com o CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude), oferecemos treinamento para 54.000 jovens. Em 2020, o GPF iniciou a promoção de um projeto de empreendedorismo jovem na África.
No site https://www.gpfbrazilentrepreneurship.com estão listados os países africanos envolvidos, e em 2025, iniciaremos atividades na Nigéria, Libéria, Etiópia, Quênia e Tanzânia.
O projeto “Empreendedorismo por Necessidade” é realizado em parceria com o Instituto BESOURO. O logo e nome da Agência de Desenvolvimento Social BESOURO representam um besouro. Esses insetos, conhecidos por muitos, mas pouco observados, estão presentes em todo o mundo e são extremamente adaptáveis, assim como o programa de empreendedorismo.
Todos esses elementos fazem parte da identidade da Agência BESOURO. No Brasil, os microempreendedores são responsáveis por cerca de 70% de todos os negócios em operação no país, sendo reconhecida como uma das maiores instituições de promoção de empreendedorismo na Base da Pirâmide (BoP) no mundo.
O Grupo BESOURO está comprometido em contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O BESOURO trabalha para promover a Educação Empreendedora e a Educação para o Futuro do Trabalho, sempre com o objetivo de ajudar pessoas na Base da Pirâmide a desenvolver seu potencial e alcançar melhores condições de vida.
Passos do Programa:
1. Conferência via Zoom com a organização local – introdução.
2. Chamada via Zoom com o coordenador do BESOURO para definir a agenda.
3. Criação do site nacional, cadastro dos participantes, nome e logo do projeto.
4. Execução do treinamento de uma semana ao vivo pelo YouTube, com conexão estreita – 3 horas de segunda a sexta-feira.
5. Início do mentoria de 90 dias via WhatsApp.
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA – Foi criada a metodologia “Por Necessidade”, um modelo de ensino dos princípios básicos de administração, focado na abertura de pequenos negócios. O aluno aprende como abrir um pequeno negócio sem a necessidade de um grande investimento inicial. A metodologia é baseada no conhecimento individual de cada um e envolve 10 etapas, com linguagem e ferramentas acessíveis. O aluno entra com o sonho de gerar uma renda e sai com um plano para executar seu negócio.
EDUCAÇÃO PARA O FUTURO DO TRABALHO – Áreas de ensino para crianças e jovens após a escola e em um ambiente maker (laboratórios estruturados com novas tecnologias), onde os alunos desenvolvem aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Com o BESOURO, oferecemos cursos de design de jogos, impressão 3D, robótica, operação de drones, Internet das Coisas (IoT) e indústria do som (DJ), entre outras ferramentas inovadoras. Este trabalho gera resultados positivos no desempenho escolar e no desenvolvimento integral dos alunos como indivíduos, uma premissa fundamental para a construção das competências do século 21.