Delegações representando o governo e a sociedade civil de toda a América Latina reuniram-se em outubro de 2011, na cidade de Brasília-DF, para a 2ª Conferência de Liderança Global da Paz, com o tema “Oportunidades, Dificuldades e Desafios para a América Latina: Estratégias de energia, alimentos e Ética “.
Sete ex-presidentes latino-americanos, entre eles Marco Vinício Cerezo (Guatemala), Jaime Paz Zamora (Bolívia), Juan Carlos Wasmosy (Paraguai), Raul Cubas Grau (Paraguai), Luis Alberto Lacalle (Uruguai), Gustavo Noboa Bejarano (Equador), Ernesto Perez Balladares (Panamá) participaram do banquete de boas-vindas, com uma breve apresentação em vídeo do trabalho da Fundação Global da Paz (GPF), no Paraguai.
A conferência foi organizada pela GPF Brasil e GPF Paraguai, com o apoio da ONG Soldados da Paz, GPConnect e o Instituto de Desarrollo del Pensamiento Patria Soñada (IDPPS), entre outras instituições.
As três principais sessões de trabalho contaram com a experiência e amplitude de perspectiva, trazida pelos ex-presidentes latino-americanos.